Para aqueles de vocês que ainda não sabem, um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS) é simplesmente uma plataforma baseada na web que permite que usuários finais da indústria de design e desenvolvimento da web gerenciem o conteúdo publicado em seus blogs ou sites. As plataformas de mídia social também podem ser categorizadas sob o guarda-chuva CMS, porque no final do dia, o que você está realmente fazendo é gerenciar seu conteúdo por meio de um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo, embora seja integrado.

Explorar o advento e a evolução dos CMSs é uma leitura interessante, especialmente do ponto de vista dos editores e até mesmo dos desenvolvedores que agora usam WordPress, tendo atuado anteriormente como web designers e desenvolvedores de hard-coding.

Gênese CMS

Muitas pessoas no nível do usuário final podem apontar para nomes como o Blogger do Google como a gênese dos sistemas de gerenciamento de conteúdo como os conhecemos hoje, mas isso vai um pouco mais longe do que isso. As primeiras formas de CMSs são aquelas que foram desenvolvidas de forma personalizada por algumas agências de design e desenvolvimento da Web cujos clientes os solicitaram especificamente para fazer isso, para que eles não tenham que voltar a eles e pagar pelas chamadas atualizações do site.

Para este ponto de vista, é compreensível que alguns usuários finais de CMSs não apreciem totalmente seu poder, uma vez que eles realmente não entendem o que acontece na construção de um site da maneira original e codificada.

Papel do Google

Não vamos nos enganar sobre o fato de que o Google desempenhou um papel importante no início da era dos sistemas de gerenciamento de conteúdo, com a introdução dos blogs do Blogger (.blogspot). A plataforma Blogger demonstrou quase que imediatamente as limitações das primeiras formas de CMSs, porém, com os usuários basicamente tendo uma escolha de uma seleção limitada de modelos que oferecem muito pouca personalização.

Na melhor das hipóteses, a personalização foi oferecida por meio dos esquemas de cores e do conteúdo real publicado no blog.

WordPress fugindo com o mercado

Em algum momento, o WordPress parece ter conquistado uma posição ousada no mercado de CMS e, desde então, fugiu com ele. Não muito tempo atrás, números em torno da marca de 25% estavam sendo lançados em referência à porcentagem de sites que usam a plataforma CMS WordPress.

Poupe um pensamento para aqueles web designers e desenvolvedores puristas que são chamados por clientes que solicitam especificamente um tema WordPress específico para o design de seu site!

CMSs avançados

Uma coisa que o WordPress acertou foi abrir as esferas de desenvolvimento para o pool de talentos de desenvolvedores do mundo, o que levou a alguns dos modelos mais bonitos que agora estão liderando o caminho na definição de padrões de design. O WordPress parece ter derrotado nomes como Joomla e Drupal, entre muitos outros, com firmeza, estabelecendo-se como a plataforma CMS ideal. Os plug-ins ficaram tão avançados que você pode executar algo como um site de comércio eletrônico inteiro em um CMS que é alimentado por WordPress, algo que, de outra forma, custaria milhares de libras se fosse desenvolvido para você por um web design e agência de desenvolvimento.

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