O YouTube é a plataforma de vídeo definitiva para que os usuários modernos assistam a vídeos online gratuitamente. Sendo o segundo maior mecanismo de busca depois do Google, mais de 100 horas de vídeos são carregados no YouTube a cada minuto. Apesar de sua popularidade, o YouTube não é o único site de compartilhamento de vídeos que existe na web. A plataforma de compartilhamento de vídeo tem suas próprias desvantagens, como anúncios excessivos, políticas rígidas de monetização, problemas de coleta de dados e muito mais.

Pelo mesmo motivo, os usuários estão procurando por streaming de vídeo alternativo e serviços de compartilhamento de vídeo. Embora o YouTube ainda não tenha concorrentes fortes, existem muitas plataformas de vídeo alternativas com bibliotecas de vídeo de alta qualidade. Se você é alguém que quer criar um site parecido com o YouTube, você pode se inspirar nos recursos oferecidos por sites alternativos de compartilhamento de vídeo.

Vejamos as 5 melhores alternativas ao YouTube em 2021 para as pessoas que desejam explorar novas experiências de visualização.

  1. Dailymotion

Dailymotion é um site popular de compartilhamento de vídeo como o YouTube, que é basicamente uma plataforma de tecnologia de compartilhamento de vídeo francesa. Tem uma interface semelhante à do YouTube e está disponível globalmente em 183 idiomas. Tendo mais de 300 milhões de usuários todos os meses, é uma excelente plataforma de vídeo para compartilhar e assistir conteúdo. Como qualquer outra plataforma de vídeo, Dailymotion também tem seu próprio conjunto de políticas, mas as políticas de direitos autorais não são tão assustadoras quanto as do YouTube.

A plataforma oferece mais flexibilidade para os criadores de conteúdo, o que a torna a melhor alternativa ao YouTube. O Dailymotion também permite que os criadores monetizem seus vídeos por meio de anúncios ou acesso pago. Assim, os espectadores podem assistir a alguns vídeos sem anúncios, enquanto alguns exibem anúncios. Usuários de nível iniciante podem fazer upload de conteúdo de até 2 GB de tamanho e 60 minutos de duração. Considerando que, para usuários de nível avançado, a plataforma oferece mais flexibilidade em termos de upload de conteúdo.

  1. Metacafe

Metacafe é um dos sites de compartilhamento de vídeo mais antigos que foi lançado antes mesmo de o YouTube entrar no ar. Estabelecido em 2003, o Metacafe atualmente se concentra em vídeos curtos em várias categorias, como filmes, música, videogames, TV e esportes. Quando começou, era semelhante ao YouTube e Dailymotion, mas depois se transformou em uma plataforma de entretenimento de vídeo curto hospedando conteúdo baseado na comunidade. O site é apoiado por propaganda e trabalha em estreita colaboração com marcas dos setores de entretenimento, automotivo, eletrônico, bens de consumo, alimentos e bebidas.

Com mais de 40 milhões de espectadores, a plataforma hospeda conteúdo clickbait com títulos e miniaturas engenhosos. Para usuários que procuram criar vídeos sobre um assunto complexo profissionalmente, a plataforma não é a melhor aposta. Considerando que, para usuários que procuram clipes curtos e divertidos com menos de 90 segundos feitos por usuários regulares, o Metacafe é uma ótima alternativa ao YouTube. Embora o Metacafe não supere seus concorrentes no que diz respeito à visualização, é excelente para desfrutar de vídeos curtos e ricos de conteúdo.

  1. Vimeo

Se você está procurando uma plataforma de vídeo adequada para profissionais da fotografia, cineastas, cineastas ou artistas emergentes, o Vimeo é a melhor alternativa ao YouTube. A plataforma de vídeo incentiva artistas profissionais em vários campos a publicar e exibir seus trabalhos. Se você planeja criar um site de compartilhamento de vídeo, pode usar um Clone do youtube para criar sua própria plataforma de vídeo personalizada para atender a um nicho de público como o Vimeo.

Você pode assistir a vídeos curtos clássicos, curtas-metragens experimentais, clipes musicais e instantâneos interessantes na biblioteca HD do Vimeo. Quando se trata de diretrizes para os criadores de conteúdo fazerem upload de conteúdo, o Vimeo tem diretrizes rígidas, pois aceita apenas 4k de recursos visuais ultra HD. Por ser um modelo sem anúncios, ele ganha dinheiro com as doações feitas pelos usuários e com os acessos pagos para determinados tipos de vídeos.

Uma interface elegante com categorias projetadas adequadamente ajuda na busca fácil e fornece uma melhor experiência de visualização. Um dos contras da plataforma de vídeo é que ela permite que os criadores de conteúdo carreguem apenas 500 MB por semana, e eles têm que pagar para expandir o limite de upload.

  1. IGTV

IGTV, da casa do Facebook, é a resposta do Instagram ao YouTube para visualizar vídeos de até uma hora de duração. A nova plataforma de vídeo foi criada especialmente para ser visualizada em smartphones. IGTV é uma alternativa melhor ao YouTube para exibir vídeos de boa qualidade para um público maior dentro de um orçamento. A plataforma recentemente apresentou novos recursos para ajudar criadores de conteúdo e marcas a monetizar seus vídeos. Os criadores de vídeo também podem ganhar dinheiro com anúncios IGTV, assim como no YouTube.

Os vídeos devem estar no formato MP4 e ter pelo menos um minuto de duração. A duração máxima de um vídeo pode ser de 60 minutos quando carregado da web e é limitada a 15 minutos quando carregado de dispositivos móveis. Os vídeos IGTV devem ser criados fora da plataforma e carregados no site posteriormente. Mesmo que não seja tão detalhado quanto as análises do Instagram, IGTV também oferece insights significativos para aprender sobre o desempenho de seus vídeos.

  1. Veoh

Ao procurar uma alternativa ao YouTube em 2021, o Veoh é outro site que você encontrará. É um site de vídeo popular que permite aos usuários pesquisar e visualizar o conteúdo do estúdio, hospedar vídeos de produções independentes e conteúdo gerado pelo usuário.

A plataforma de vídeo se tornou popular entre os usuários por permitir que os criadores de conteúdo alcançassem novos patamares de fama rapidamente. Veoh é uma ótima plataforma de vídeo para ver vídeos mais longos, pois permite que os criadores carreguem vídeos de duração ilimitada. Com uma interface enxuta e vários recursos úteis, como adição de contatos, sistema de bate-papo direto, criação de grupos, o Veoh é uma ótima alternativa ao YouTube. A presença de recursos sociais permite que os usuários compartilhem os vídeos entre amigos facilmente para aumentar a popularidade de seu conteúdo exponencialmente.

Conclusão

Quando pensamos em plataformas de vídeo, o primeiro nome que vem à nossa mente é YouTube. Sim, é um dos sites de vídeo mais populares do mundo, mas os sites de vídeo mencionados neste blog também são ótimas alternativas com uma boa videoteca. Embora não haja um site que possa substituir o YouTube em 2021, os criadores de conteúdo e os espectadores podem escolher uma das opções alternativas de acordo com seus requisitos. Se você deseja replicar o sucesso do YouTube, criando um semelhante script de compartilhamento de vídeo , amplie seu escopo além do YouTube e tente oferecer experiências únicas ao seu público.

Fonte

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *