Ultimamente, há muito burburinho em torno de chatbots e IA conversacional. Mas o que exatamente eles são? E mais importante, qual é a diferença entre eles? Este post explorará as diferenças entre chatbots e IA conversacional e como eles podem ajudar seus negócios.

Chatbots para leigos

Chatbots são programas de computador que usam texto para simular conversas humanas. Elas

funcionam respondendo às consultas dos usuários com respostas pré-escritas. Os chatbots ajudam no atendimento ao cliente, marketing e outras tarefas online básicas.

A IA conversacional refere-se à categoria mais ampla de tecnologias de IA que permitem que os computadores entendam e respondam aos humanos.

Isso inclui chatbots baseados em texto e assistentes baseados em voz, como Siri e Alexa.

Chatbots vs Conversational AI: Quais são as diferenças?

À primeira vista, chatbots e IA conversacional podem parecer semelhantes. Ninguém o culparia se você os misturasse. No entanto, existem algumas diferenças cruciais entre os dois.

Por exemplo, a IA conversacional usa aprendizado de máquina (ML) e processamento de linguagem natural (NLP) para imitar a interação humana. Por outro lado, os chatbots são mais como um script, com respostas definidas e escopo limitado.

Embora a IA conversacional pareça mais atraente do que um chatbot padrão, os dois desempenham funções distintas, mas não totalmente não relacionadas.

Normalmente, os chatbots realizam tarefas transacionais como:

  • Comprando um item
  • Reservando um quarto de hotel
  • Rastreando um pacote
  • Serviço de atendimento ao consumidor

Os chatbots interpretam principalmente o conteúdo do site existente no diálogo de bate-papo. Eles usam a navegação por botões, o que pode ser limitante e frustrante para os usuários. A IA entende a intenção do usuário e pode lidar com solicitações e consultas mais complexas.

A IA conversacional mantém os usuários envolvidos por mais tempo, entendendo o contexto do diálogo e fornecendo respostas apropriadas, enquanto os chatbots geralmente lutam com perguntas abertas.

As empresas se beneficiam dos chatbots de IA conversacionais ao:

  • Melhorando a experiência do cliente
  • Gerando leads
  • Resolvendo problemas do cliente
  • Dar recomendações de produtos

Os chatbots padrão e de conversação lidam com várias tarefas simultaneamente, permitindo que os agentes de atendimento ao cliente se concentrem em questões mais complexas. Os chatbots de IA conversacional se beneficiam do aprendizado de máquina à medida que melhoram com o tempo. Um chatbot padrão não.

O impacto dos chatbots e da IA ​​conversacional

É uma aposta justa que esta tecnologia veio para ficar. Os chatbots já estão redefinindo a forma como interagimos com as empresas. Por exemplo, as empresas estão tecendo dados de clientes em seus chat de comércio eletrônico ao vivo para oferecer um atendimento mais personalizado. À medida que os usuários compram em seus aplicativos de mensagens favoritos, esse ‘comércio conversacional’ está ajudando a aumentar vendas.

Os chatbots têm o potencial de aumentar a eficiência e a satisfação do cliente. Ao mesmo tempo, a IA conversacional economiza tempo ao lidar com tarefas repetitivas automatizadas em vendas, marketing e recursos humanos.

Conclusão

A principal diferença entre chatbots e IA conversacional é que os chatbots são projetados para interações baseadas em tarefas, enquanto a IA conversacional ajuda a construir relacionamentos.

Apesar de suas diferenças, chatbots e IA conversacional melhoram as operações de negócios.

À medida que a tecnologia avança, a diferença entre os dois diminuirá e a adoção aumentará.

Você se sente mais atraído por chatbots ou plataformas mais conversacionais? Deixe-nos saber nos comentários abaixo!

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